Inscrições abertas! O evento, que acontecerá entre os dias 3 e 6 de dezembro de 2024, será 100% online e reunirá especialistas, acadêmicos e profissionais de diversas áreas para discutir a digitalização do ambiente sob perspectivas transdisciplinares
O Centro Internacional de Pesquisa Atopos/USP em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC Campus Florianópolis) e outras instituições vinculadas à Plataforma de Cidadania Digital (Cidig) lançou no dia 16 de setembro as inscrições e a chamada de trabalhos para a quinta edição do Congresso Internacional de Cidadania Digital, que será realizado de forma virtual de 3 a 6 de dezembro de 2024. Além de conferência de abertura, mesas-redondas, palestras e lançamento de livros, o evento reunirá acadêmicos e pesquisadores em seis grupos temáticos para apresentações orais de trabalhos. Conforme destaca o coordenador científico do Atopos/USP, professor Massimo Di Felice, a edição online facilita a participação de maior número de acadêmicos e empresários. “O tema do congresso deste ano é talvez um dos mais urgentes para nossos professores e estudantes de graduação e pós-graduação; dirigentes escolares, empresários de diferentes setores da economia, agentes de governança pública e privada: todos nós precisamos conhecer mais e refletir continuamente sobre a digitalização do meio ambiente em perspectivas transdisciplinares”, disse.
Para diversos especialistas nacionais e estrangeiros que estudam os impactos da digitalização, esse é considerado o recorte temático mais complexo, porque impacta diretamente na vida de milhões de pessoas. Enquanto a conferência de abertura, as palestras e mesas-redondas têm por objetivo apresentar as produções recentes da ciência no sentido da cidadania digital, apresentando livros, artigos e conceitos emergentes na palavra dos próprios cientistas envolvidos, os grupos de trabalho abrem espaço para acadêmicos relatarem suas pesquisas, debatendo com outros especialistas de diversas nacionalidades e correntes teóricas. Di Felice explica que o Atopos é em essência um centro de pesquisa interdisciplinar e romper as barreiras entre as ciências é um desafio que o Congresso coloca em prática. “Temos pesquisadores da ciência da comunicação, como jornalismo e design; biológicas, arquitetura, engenharias, tecnologias e sistemas de informação, linguagens, filosofia, antropologia, sociologia; história, geografia e assim por diante. Valorizamos a capacidade de colocar os conhecimentos em debate, criando novos pensamentos, sem restringir determinados debates a uma ou outra área. Por isso, são muito bem-vindos relatos de pesquisas que questionam os fenômenos do que chamamos de sociedade hiperconectada. O planeta precisa de uma resposta mais assertiva sobre como compreender os ecossistemas e promover práticas mais equilibradas, que colaborem no enfrentamento das mudanças climáticas, do fracasso educacional, da extinção dos povos originários, do colapso energético, da ilusão da inteligência artificial, a guerra informacional do jornalismo falso e assim por diante. Nosso congresso é um espaço múltiplo, aberto, inter e transdisciplinar. Estamos motivados com a quinta edição e trabalhando muito para acolher a todos, contribuindo para repensarmos juntos a epistemologia vigente”.
COP-30 e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
O V Congresso Internacional de Cidadania Digital: digitalização do ambiente em perspectivas transdisciplinares está alinhado aos debates globais que serão abordados na 30ª Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas (COP-30), assim como aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Ao discutir a digitalização do ambiente e suas interfaces com a sustentabilidade, o Congresso debate como o uso de tecnologias digitais vem sendo implementado para mitigar os impactos ambientais, promover a preservação de ecossistemas e desenvolver soluções inovadoras para a transição energética. Quanto aos ODS, alguns têm maior foco no Congresso, como o ODS 13, de combate às mudanças climáticas; o ODS 15, preservação da vida terrestre; o ODS 7, acesso à energia limpa e sustentável; o ODS 16, paz, justiça e instituições eficazes; o ODS 4, educação de qualidade; e o ODS 9, indústria, inovação e infraestrutura.
Conforme destaca o coordenador científico do Atopos/USP, Massimo Di Felice, as discussões promovidas no Congresso fomentam a interdisciplinaridade necessária para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas e as desigualdades sociais e ambientais. As contribuições dos participantes devem refletir sobre a cidadania digital, a digitalização do meio ambiente e as práticas de sustentabilidade; inclusão digital e participação cidadã no desenvolvimento de soluções globais. Assim, o Congresso oferece um espaço de debate que não só amplia o entendimento sobre o impacto das tecnologias digitais, mas também propõe soluções concretas e formação de redes transdisciplinares para desafios contemporâneos, complementando esforços nacionais e estrangeiros para a COP-30 e os ODS.
Como participar?
Além de ouvintes, o congresso aceita submissões de trabalhos no formato de resumos expandidos, que devem ser enviados até o dia 3 de novembro de 2024. Os trabalhos aprovados serão apresentados oralmente durante as sessões temáticas e publicados nos anais do evento, com DOI assegurado. Para mais detalhes sobre o evento, inscrições e submissão de trabalhos, visite o site oficial do congresso: https://plataformacidadaniadigital.com.br.
Contato para a imprensa: congresso@cidig.com.br