USP Pensa Brasil: Entenda o relatório oferecido pela Universidade …

O Novo Ensino Médio (NEM) vem gerando debates acalorados desde 2017 na cena educacional do País. Recentemente, após meses de trabalho com reuniões envolvendo estudantes e intelectuais, a Universidade de São Paulo (USP) publicou relatório técnico em que explora os principais problemas da redação da Reforma do Ensino Médio, fechando questão em torno do que considera problemas na implantação e dando caminhos para o política pública nacional repensar os rumos da etapa final da educação básica, que hoje atende cerca de 8 milhões de jovens com idade entre 15 e 18 anos.

Principais problemas identificados:

  • Limitação de escolhas itinerários pelos estudantes;
  • Falta de professores;
  • Falta de infraestrutura escolar;
  • Inadequações de concepções pedagógicas;
  • Desprofissionalização docente (ministrar temas fora de sua habilitação);

Você tem interesse no tema Novo Ensino Médio (NEM)? Então cadastre-se agora e receba em primeira mão o link para a live com o pró-reitor adjunto de graduação da USP, Marcos Neira. Na conversa, exploramos a fundo os achados do relatório oferecido ao Ministério da Educação (MEC), com discussão das estratégias de contorno propostas pelos intelectuais. Você entenderá a relação das expectativas dos jovens com a escola, as fragilidades da população em cultura geral, o adoecimento da classe educadora e muito mais.

Evento gratuito! Basta preencher o formulário e garantir sua vaga! Vamos construir juntos mais conhecimento em torno do Ensino Médio brasileiro.

https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/2023/07/GR193_doc.pdf

Rolar para cima